PAVILHÃO EXPO OSAKA 2025
No mês de dezembro de 2022 participamos do Concurso Nacional de Arquitetura e Expografia para o Pavilhão do Brasil na Expo Osaka 2025, promovido pelo IAB e APEX-BR.
Ao todo foram 154 inscrições feitas, no entanto somente 40 projetos foram entregues e estavam aptos à participar da competição. Dentre as quais apenas 7 destas inscrições foram lideradas por uma mulher arquiteta, que equivale à 17,5% do montante e as demais inscrições 33 delas eram formadas pela liderança masculina.
O nosso projeto, além de liderado por uma mulher, foi desenvolvido em parceria com o Coletivo de Arquitetos no Brasil e com o Kengo Kuma and Associates no Japão.
Ao todo foram quase dois meses de dedicação nessa imersão entre arquitetos do Brasil e do Japão para desenhar o pavilhão "Futuro Ancestral" tema relacionado ao empoderamento das comunidades ancestrais brasileiras e unido à tecnologia milenar em madeira do país sede da Expo.
"No pavilhão do Brasil o chão eleva-se em busca do céu. A espiral de madeira toca o chão e busca o céu em um movimento contínuo, se faz piso, parede e teto. Um circuito de espirais que se alongam gradativamente à medida em que o visitante adentra em seu interior, como a travessia de ocas indígenas com sua forma semicircular, acompanhando a envergadura das folhas de palmeira. A forma contém o conhecimento ancestral como fonte de empoderamento da vida humana, e a tecnologia empregada na sua montagem permite a visão de futuro, o novo paradigma da arquitetura é integrar-se com a natureza com o uso de materiais renováveis. Essa égide curva cria atmosfera acústica e sensorial propícia ao percurso expográfico. A imersão tátil se dá por meio da terra na obra de Marilá Dardot.
Ficha técnica:
Categoria: Concurso
H2C Arquitetura, Coletivo de Arquitetos, Kengo Kuma and Associates
Autores
Arq. Helena Dias de Oliveira Camargo, Arq. Guile Canhisares Amadeu, Arq. Kengo Kuma
Arq. Gustavo Fontes, Arq. Rodrigo Lacerda
Equipe
Arq. Victor Algranti (H2C), Arq. David Chang (Coletivo), Arq. Lais Magalhães, Arq. Luna Viana, Arq. Haron Gabriel
Arq. Satoshi Onomichi (KKAA Tokyo), Arq. Shota Kobayashi (KKAA Tokyo), Hayato Fuji (KKAA São Paulo)
Livia Rosatto, João Serejo
Consultoria
Calculista estrutural: Eng. Yopanan Rebello (São Paulo, Brasil)
D&M Projetos: calculista estrutural, Eng. Fábio Martins (São Paulo, Brasil)
Calculista estrutural: Eng. Jun Sato (Tokyo, Japão)
Deeplab: Felipe Reif e Camila Nakamura
Curador: Nelson Aguilar
Paisagismo: Bruno Moreno