top of page
PASSARELA CONGONHAS
Projetada em 1973, a passarela do Aeroporto de Congonhas foi revolucionária na época de sua construção devido a inovação tecnológica em sua lógica de montagem.
De autoria do aclamado arquiteto João Batista Vilanova Artigas, foi construída com pilares de concreto moldados in loco e no um longo vão sobre a Avenida Washington Luís, sendo possível vencê-lo através do uso de vigas metálicas içadas em apenas duas madrugadas.
Apesar de sua importância para o patrimônio cultural brasileiro, sendo um exemplo de progresso na construção civil e na arquitetura brasileira, desde dos anos 90 a passarela
encontrava-se deteriorada sendo sua manutenção inexistente.
A proposta de restauro, melhora o gabarito em relação a Avenida Washington Luís, garantem acessibilidade universal por meio da inserção de elevadores, cobertura e iluminação de todo o percurso afim de uma maior proteção e conforto aos usuários, e a recuperação da estrutura em concreto, guardando a memória da escada helicoidal.
Ficha técnica:
Categoria: Urbanismo
Cliente: ASPA
Local: Congonhas, São Paulo - SP | Brasil
Área: Aprox. 700m²
Autoria: H2C Arquitetura e Marco Artigas
Colaboradores: Helena Camargo, Larissa Sartori, Marta Consistré, Anuar Naboulsi, François Caillat e Francesca Gastone
3Ds: Larissa Sartori e Anuar Naboulsi
Maquete: Anuar Naboulsi
Fotos Antigas: Acervo Família Artigas
Cálculo Estrutural: KF Engenharia
Construtora: Falcão Bauer
Comunicação visual: Nitsche Arquitetos
Fotos históricas: Acervo Vilanova Artigas
Fotos Recentes: Pedro Napolitano Prata
Produtora documentário: Olé Produções
Patrocinadores: Grupo Iguatemi, Accor Hotels, Ibis SP, GOL linhas aéreas, LATAM linhas aéreas, Atlas Shindler, R. YAZBEK ROFER construtora
bottom of page