H2C ARQUITETURA | T. +55 11 2365 2002 | Pinheiros, São Paulo, Brasil | Direitos Autorais reservados.

H2C em Hong Kong

August 7, 2015

 

O mês de julho para nós da H2C foi um pouco diferente. Junto com os projetos tocados pela nossa equipe no dia a dia, decidimos ir buscar referências de uma forma mais empírica sobre o urbanismo nas cidades ao redor do mundo. Dessa vez, fomos até Hong Kong, no sul da China, visitar os seus arranha-céus e conhecer de perto seu desenvolvimento.

 

A dinâmica de HK e toda a infraestrutura que ela oferece para seus transeuntes é uma verdadeira inspiração e referência para que possamos entender o seu processo organizacional.

 

Hong Kong é um dos lugares de maior densidade populacional do mundo, com 6.690 pessoas por km quadrado. O que mais impressionou, nesse sentido, foi a forma como a cidade se estruturou para permitir um fluxo organizado.

 

As pessoas atravessam a ilha sem precisar entrar em contato com a rua e sem tomar chuva. Isso é possível, porque, além dos metrôs que permitem inúmeras possibilidades de baldiações, existem passarelas e a mais longa escada rolante coberta do mundo, a Mid level.

 

HK é super verticalizada e agitada. Com seu enorme potencial panorâmico, as escadas rolantes se tornam atrativas para contemplar a cidade do alto. A parte boa é que as passarelas suspensas garantem mais segurança e menor propensão de contato com a poluição dos carros.

 

Você já parou pra pensar quanto tempo você leva para ir de um ponto a outro da cidade, aqui em São Paulo? Em HK, por causa da infraestrutura, as pessoas se deslocam mais rápido, ou seja, mesmo com a maior densidade urbana do mundo, as distâncias ficam mais curtas. Esse é um ponto importantíssimo, favorável à qualidade de vida dos habitantes.

 

Como uma entusiasta por encontros e vida nas ruas, em alguns momentos confesso que sentia falta de ter mais contato com a luz do dia e com as árvores. Em alguns bairros como o Central era possível ter o melhor dos dois mundos, mobilidade urbana e vida nas ruas. 

 

Mais um ponto turístico e referência de mobilidade que nos chamou atenção: Star Ferry, o meio de transporte com visuais mais bonitos e marcantes na passagem da ilha para o continente e vice-versa.

 

Curiosidade: Muito antes da invenção do navio a vapor, as pessoas atravessavam a baía entre a ilha de Hong Kong e Kowloon em sampan (barco de madeira). Uma viagem árdua e demorada. Mas, quando o Star Ferry entrou em operação, a viagem reduziu-se para apenas 8 minutos. O Star Ferry oferece atualmente 12 barcos, e a travessia revela vistas fantásticas do impressionante skyline de Hong Kong. (Fonte: http://klmf.ly/1I8rOWs)

 

Aí vão algumas fotos que registramos!

 

 

 

 

 

Please reload

Destaques

Parklets = Parkl[it]

May 19, 2015

1/2
Please reload

Últimas postagens

August 24, 2016

August 7, 2015

Please reload

Arquivo