top of page

Unir o Brasil ao Japão: Osaka 2025

No mês de dezembro de 2022 participamos do Concurso Nacional de Arquitetura e Expografia para o Pavilhão do Brasil na Expo Osaka 2025, promovido pelo IAB e APEX-BR.

Ao todo foram 154 inscrições feitas, no entanto somente 40 projetos foram entregues e estavam aptos à participar da competição. Dentre as quais apenas 7 destas inscrições foram lideradas por uma mulher arquiteta, que equivale à 17,5% do montante e as demais inscrições 33 delas eram formadas pela liderança masculina.


O nosso projeto, além de liderado por uma mulher, foi desenvolvido em parceria com o Coletivo de Arquitetos no Brasil e com o Kengo Kuma and Associates no Japão.

Ao todo foram quase dois meses de dedicação nessa imersão entre arquitetos do Brasil e do Japão para desenhar o pavilhão "Futuro Ancestral" tema relacionado ao empoderamento das comunidades ancestrais brasileiras e unido à tecnologia milenar em madeira do país sede da Expo.


"No pavilhão do Brasil o chão eleva-se em busca do céu. A espiral de madeira toca o chão e busca o céu em um movimento contínuo, se faz piso, parede e teto. Um circuito de espirais que se alongam gradativamente à medida em que o visitante adentra em seu interior, como a travessia de ocas indígenas com sua forma semicircular, acompanhando a envergadura das folhas de palmeira. A forma contém o conhecimento ancestral como fonte de empoderamento da vida humana, e a tecnologia empregada na sua montagem permite a visão de futuro, o novo paradigma da arquitetura é integrar-se com a natureza com o uso de materiais renováveis. Essa égide curva cria atmosfera acústica e sensorial propícia ao percurso expográfico. A imersão tátil se dá por meio da terra na obra de Marilá Dardot.




Comentarios


Destaques

Últimas postagens

Arquivo

Tags

Nenhum tag.
  • Whatsapp
bottom of page